terça-feira, 6 de novembro de 2012

O Subestimado Algodão


Uma das peculiaridades da viela de roda (e uma que tende a assustar muita gente), é a manutenção quase que diária do instrumento. Se engana quem pensa que basta pegar o instrumento e tocar como se não houvesse amanhã. Acreditem, além de ter que checar a afinação a cada vez que formos tocar, devemos nos certificar de que a roda possui a quantidade certa de resina e de que as cordas possuem a quantidade correta de... algodão.

Isso é estranho, de fato, já que a gente não imagina que num universo tão peculiar como o da viela de roda a gente precise se preocupar com isso. E sério, eu mesmo nunca pensei que algodão se tornaria uma coisa tão importante para minha vida musical. Acho que aceitei esse fato quando me olhei no espelho dia desses e vi, casualmente ENROLADO em meu cabelo, um pequeno tufo de algodão.

Pois bem, lidar com algodão para hurdy-gurdy não é o fim do mundo, mas também não é ridículo... Antes de mais nada, temos que saber que tipo de algodão vamos utilizar, e este é o algodão hidropônico (cultivado por meio de hidroponia, até onde sei um cultivo fora da terra, em recipientes com água e soluções nutritivas), ou algodão cardado. Como o algodão para as cordas da viela devem ter fibras longas, já ouvi de diferentes fontes  - todas confiáveis - uma dica um tanto inusitada: pode-se utilizar o algodão encontrado em.... o.b. (sim, absorventes). Não julguem. Não sei quem tem teve essa brilhante ideia; e sinceramente, estou bem com o algodão que utilizo. Aliás, você deve estar se perguntando de onde vem este algodão e como eu o adquiri.

Estou há pouco mais de um ano lidando com a viela e já comprei e ganhei diferentes pacotes de algodão. Alguns comprados pela internet, outros comprados por pessoas diretamente em fábricas de tecido ou produtores de algodão... Enfim, acreditem, o fato é que por mais que você o utilize, o algodão dura por muito tempo, então vale a pena investir um pouquinho mais e comprar logo um caminhão o suficiente para pelo menos dois anos.  Particularmente falando, todos os meus pacotes me foram dados, assim, de graça mesmo. Acho que é um ato normal no mundo da viela de roda, luthiers e vielistas, sempre que possível, darem um pouco de algodão para seus colegas. =)

De qualquer forma, o site Hurdy-gurd crafters vende pacotinhos a US$ 3,00, enquanto o Neil Brook oferece uma alternativa (ele está sempre inventando moda, e digo isso no melhor sentido) para quem quiser testar novos elementos. Outra alternativa válida que encontrei foi via a Gurdypedia

Então podemos ver que adquirir algodão específico para seu instrumento é sim, muito fácil. A grande manha, no fim das contas, acaba sendo aprender como aplicá-lo. Por isso vou deixar aqui um vídeo tutorial em que Neil Brook explica direitinho passo a passo:


Sim. Isso faz um barulho horrendo. Você se acostuma.

Bem, eu realmente sinto muito por não postar eu mesmo um passo a passo da aplicação do algodão, mas a verdade é que isso acaba sendo um processo que envolve prática, ouvido, calma e sim, intuição - quase instinto; de modo que ver alguém pratica-lo é fundamental.

No mais, não esqueçam que algodão não é tudo. É necessário encontrar o equilíbrio perfeito (ou o mais próximo disso) entre a quantidade de algodão e a quantidade de resina, tópico do próximo post.

Dúvidas, questões, reclamações, correções e porque não, elogios, favor comentar aqui embaixo. =)

Até logo,


Rique